Novo streaming gratuito AMC Selekt traz bruxas de Anne Rice, zombies e Mad Men
Sem custos adicionais para clientes Nos, de que é exclusiva, plataforma estreia-se dia 16 com nova temporada de Mayfair Witches, catálogo The Walking Dead ou Mad Men.
Numa altura em que as principais marcas mundiais de entretenimento estão em Portugal, uma das que faltava, a dos canais AMC, chegará ao mercado nacional através da operadora Nos no dia 16. AMC Selekt é o nome do novo serviço, que se apresenta com uma série-chamariz para o arranque: a nova temporada da adaptação de Mayfair Witches, de Anne Rice (Entrevista com o Vampiro). Com ela estarão disponíveis mais de 1500 títulos, dizem os canais AMC e a Nos em comunicado enviado às redacções esta segunda-feira.
O AMC Selekt chega à televisão a pedido portuguesa sem custos adicionais para os subscritores da Nos e em exclusivo para estes espectadores — ou seja, esclareceu o PÚBLICO junto de fonte da comunicação do AMC Selekt, este serviço não existirá autonomamente numa aplicação móvel ou num site e é apenas acessível através do menu da box da operadora ou da sua aplicação, a Nos TV.
Incluídos estão títulos dos canais AMC, AMC Break e AMC Crime, bem como do canal História e do Odisseia. Segundo o comunicado do grupo AMC, a plataforma contará com séries AMC Originals, “estreias inéditas em Portugal logo a seguir à sua estreia nos Estados Unidos” e títulos essenciais do catálogo do grupo como Mad Men, as várias declinações de The Walking Dead (Tales of the Walking Dead, The Walking Dead: Daryl Dixon) ou da adaptação da obra vampírica de Anne Rice. Assinale-se que, devido aos negócios entre distribuidoras internacionais e à perda da importância de certos "exclusivos" para os canais originalmente detentores dos direitos de certos títulos, as séries completas de Mad Men e The Walking Dead estão disponíveis em Portugal também na Netflix; por a série ter sido exibida originalmente em Portugal no canal Fox (actual Star), detido pela Walt Disney Entertainment, The Walking Dead está também na íntegra na plataforma Disney+.
Do canal História haverá, como não podia deixar de ser para quem acompanha as grelhas do canal, séries documentais sobre o nazismo e Adolf Hitler, temas mais colados ao entretenimento como Assaltos Históricos com Pierce Brosnan e, no Odisseia, o exclusivo de Jane Goodall: A Esperança para os Chimpanzés, entre outros.
A segunda temporada de Mayfair Witches, por exemplo, estreia-se na plataforma dias depois do debute no canal norte-americano e terá episódios semanais às quintas-feiras.
O AMC Selekt descende empresarialmente da AMC Networks International Southern Europe, que em Portugal e através da Dreamia (empresa da qual a Nos tem 50%), tem, além dos canais supracitados, também produção nos canais Hollywood, Panda, Panda Kids, Biggs, Blast, Casa e Cozinha e a plataforma de streaming Panda+.
A Nos é a segunda operadora mais popular do mercado de televisão por subscrição português, com 36,1% dos utilizadores no terceiro trimestre de 2024, de acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). Em Portugal, 89% das famílias usam como fonte de acesso às emissões televisivas a TV por subscrição de operadores como a líder Meo, a Nos e a Vodafone.
Em Portugal operam neste momento a Netflix, líder e fundadora do modelo de consumo on demand como hoje o conhecemos, a Disney+, a Max, a Prime Video, que terão, segundo estudos como o Barómetro especializado da Marktest as principais posições no mercado, a par de recentes chegadas como a SkyShowtime ou serviços a pedido das operadoras como o Nos Play, o TVCine+ ou o Panda+, bem como plataformas mais curatoriais e de nicho como a Filmin, a Filmtwist, ou videoclube da Zero em Comportamento. Foram aparecendo e desaparecendo do mercado plataformas como a Acorn TV.