Procura de tratamento vai aumentar por causa do consumo de cocaína

Alexis Goosdeel, director da Agência da União Europeia sobre Drogas, diz que os “centros de tratamento vão ter muitas dificuldades” em lidar com utentes consumidores de cocaína.

Foto
"Neste momento, para além das respostas da polícia, precisamos, de facto, de políticas de redução de danos que contrariarem os efeitos mais negativos das substâncias que andam no mercado". Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
07:11

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O director da Agência da União Europeia sobre Drogas calcula que, nos próximos dois anos, “vamos assistir ao aumento da procura de tratamento por causa do consumo de cocaína”. Alexis Goosdeel explica que, por norma, decorrem “sete anos entre o momento em que uma pessoa começa a explorar a cocaína para uso recreativo e o momento em que começa a sentir consequências negativas e a necessidade de pedir ajuda”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.