É a época das tretas homeopáticas para a gripe
O suposto ingrediente activo das bolinhas mágicas para a gripe tem uma diluição de tal ordem que, no final, não sobra qualquer molécula dessa substância: é água bastante pura.
Todos os anos, com a chegada do tempo mais frio, entramos na época das tretas homeopáticas para a gripe. Anúncios na televisão e em paragens de autocarro oferecem uma “solução natural para prevenir e tratar os sintomas decorrentes dos estados gripais, como febre, dores de cabeça, arrepios e dores musculares”. Mas as bolinhas mágicas em práticos tubos de unidose não fazem nada disso, como mostram extensos ensaios clínicos e revisões sistemáticas da literatura médica. Apesar de extremamente caras, são apenas bolinhas de água e açúcar, meros placebos para uma doença que habitualmente passa sozinha, como lhe irei contar neste texto que faz parte da série “Como perder amigos rapidamente”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.