Operação no Benformoso validada pelo MP dois dias antes. Objectivo era busca de armas, PSP só encontrou duas

PSP garantia que “a análise criminal é segura” e que autores de crimes na zona escondiam armas em estabelecimentos comerciais. Manifestação de sábado com 1800 assinaturas de apelo à participação.

Foto
Operação fechou ruas circundantes do Benformoso MIGUEL A. LOPES / LUSA
Ouça este artigo
00:00
06:57

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A operação na Rua do Benformoso (Martim Moniz, Lisboa), a 19 de Dezembro, foi validada pelo Ministério Público (MP) dois dias antes e tinha como objectivo a apreensão de armas. A PSP já tinha anunciado ter o respaldo do MP para a operação, mas o mandado ao qual o PÚBLICO teve acesso torna claro que o objectivo era a apreensão de armas. Porém, daquela operação polémica na qual a PSP encostou à parede durante mais de uma hora dezenas de pessoas, sobretudo imigrantes do Sudoeste Asiático, e na qual fez dezenas de buscas aos estabelecimentos comerciais da área – gerando uma onda de críticas de vários quadrantes políticos –, resultou apenas a apreensão de uma faca e a detenção de uma pessoa por posse de arma branca.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.