Unidade Local de Saúde de Aveiro abre centro de atendimento para verdes e azuis

O novo centro, instalado no Hospital da Santa Casa da Misericórdia, vai funcionar sete dias por semana, entre as 8h00 e as 20h00.

Foto
A abertura de Centros de Atendimento Clínico é uma das medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para responder ao acréscimo de procura de cuidados Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
01:21

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) abriu esta quarta-feira o primeiro Centro de Atendimento Clínico (CAC), para doentes triados com pulseiras verdes e azuis, informou aquela entidade numa nota de imprensa. O CAC está a funcionar em Anadia.

O novo centro, instalado no Hospital da Santa Casa da Misericórdia, vai funcionar sete dias por semana, entre as 8h00 e as 20h00.

"Este novo Centro destina-se à referenciação via SNS24 e também dos Serviços de Urgência de Aveiro e Águeda de doentes triados com pulseiras verdes e azuis, considerados não urgentes ou pouco urgentes", esclarece a nota.

A medida visa "evitar tempos de espera inadequados e acautelar um desajustado acesso às urgências dos Hospitais de Aveiro e Águeda, mais diferenciadas e preparadas para emergências e urgências", justifica a entidade.

A ULS RA explica que a nova resposta "está também desenhada para poder atender os doentes que não tem médico de família, esporádicos, e migrantes que, em caso de doença aguda, acabavam por ter que ser atendidos em ambiente de urgência".

"A ULS RA, com a abertura deste CAC, está a garantir um reforço da capacidade integrada de resposta ao cidadão, que assim, em situações de menor gravidade, pode resolver a sua situação de saúde de forma mais rápida e confortável", salienta a nota de imprensa.