Jean-Marie Le Pen (1928-2025): morreu um pai da extrema-direita francesa

Antigo líder da Frente Nacional e pai de Marine Le Pen tinha 96 anos. Negacionista do Holocausto, foi condenado por racismo e islamofobia e foi expulso do partido pela própria filha.

Foto
Jean-Marie Le Pen junto de um cartaz político da filha, Marine, nas eleições de 2014, no qual esta promete "uma outra voz" para a Frente Nacional (hoje União Nacional) AFP PHOTO / MEHDI FEDOUACH
Ouça este artigo
00:00
08:51

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

“Não digo que as câmaras de gás não existiram. Eu, pessoalmente, nunca as vi. Nunca estudei o assunto com particular atenção. Mas acredito que foram um pormenor na História da II Guerra Mundial”. Estas declarações foram proferidas em 1987 por Jean-Marie Le Pen, na altura líder do partido ultranacionalista, populista e anti-imigração Frente Nacional (FN), numa entrevista à rádio francesa RTL.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.