De ano para o ano, os condutores de Lisboa e Porto perdem cada vez mais horas no trânsito
Se em Lisboa os condutores perderam 60 horas em engarrafamentos em 2024, no Porto foram 36 horas. Em ambas as cidades esse valor aumentou relativamente a 2023, de acordo com um novo relatório.
É a confirmação de algo que se vinha a observar: o congestionamento em Lisboa e no Porto piorou em 2024, conclui-se através dos dados divulgados no relatório sobre o tráfego a nível mundial da consultora norte-americana INRIX, que é especializada em análise de dados do trânsito a partir de aplicações de navegação e informação rodoviária. Se em Lisboa os condutores perderam, em média, 60 horas em engarrafamentos no ano passado, no Porto foram 36 horas – ou seja, este é o tempo que as pessoas gastaram a mais do que seria expectável no trânsito. Em comparação com 2023, esse tempo aumentou em ambas as cidades portuguesas. Lisboa chega mesmo a estar no 20.º lugar na Europa, piorando relativamente a 2023, e em 44.º no mundo neste ranking do congestionamento.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.