Casos de metapneumovírus (ou HMPV) aumentam na China. Devemos preocupar-nos?

A subida do número de casos de HMPV nas províncias do Norte da China fez soar o alarme e os receios acerca de uma nova pandemia. Para já, no entanto, esse risco continua a ser baixo.

Foto
Na Índia, a identificação de dois casos de metapneumovírus humano também tem conduzido a uma maior utilização de máscaras na rua JAGADEESH NV/EPA
Ouça este artigo
00:00
05:48

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As imagens de hospitais chineses repletos de pessoas e com alguma confusão à mistura espalharam-se rapidamente pelas redes sociais, nomeadamente no X (antigo Twitter). O receio instalou-se: poderá ser este o despontar de uma nova pandemia? Em princípio, não. O aumento de casos de metapneumovírus humano (ou HMPV, na sigla em inglês) tem sido registado pelas autoridades de saúde na China, sobretudo nas regiões do Norte do país e em crianças até aos 14 anos. No entanto, este é um vírus comum e que dificilmente representará a ameaça de uma pandemia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.