Quando o criador da HBO Charles Dolan perdia uma aposta, pagava — em notas aos pedacinhos
Nascido em 1926, imaginou várias novas formas de fazer e distribuir televisão. Dos canais de notícias aos temáticos com desporto e filmes, criou as bases de uma importante parte do edifício dos media.
Charles Dolan era astuto, discreto, um negociador com olho para a oportunidade e extremamente calmo. É assim que é descrito, na hora da sua morte, no último sábado de 2024, o fundador, e no fundo inventor, do canal HBO e de parte da história da televisão por subscrição norte-americana. Mas talvez um retrato mais sagaz seja o que a sua cunhada, Jean Dolan, fez dele numa entrevista ao Newsday, jornal que a família Dolan detém: era tão competitivo que se ela ganhasse uma aposta ao cunhado sobre o resultado de um jogo de futebol americano, ele enviava-lhe a nota de 20 dólares que lhe cabia pagar, mas pelo correio e cortada aos bocadinhos. Segundo o New York Times, “forçando-a a pegar nos pedaços e a levá-los ao banco para depositar os seus ganhos”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.