Há 26.500 edifícios construídos em zonas susceptíveis a inundações
Relatório do Estado de Ordenamento do Território 2024 retrata a situação do território português. Maior parte das tendências “é de agravamento e degradação de recursos”, aponta especialista.
Em Portugal continental existem pelo menos 26.540 edifícios localizados em áreas susceptíveis a inundação, normalmente associados a leitos de rios. Num mundo onde as alterações climáticas fazem cada vez mais parte do quotidiano das populações e com a memória recente das inundações em Valência, os dados trazidos no mais recente Relatório do Estado do Ordenamento do Território 2024 (REOT), coordenado pela Direcção-Geral do Território, que esteve em consulta pública no portal Participa até esta sexta-feira, são um alerta para o mau ordenamento que ainda figura no país.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.