Mais mortos nas estradas durante o período de Natal e Ano Novo

Autoridades de segurança rodoviária registaram 5499 acidentes nas estradas portuguesas, que provocaram 25 mortos e 115 feridos graves, mais cinco mortos e oito feridos graves do que no ano anterior.

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Foram fiscalizados 12,1 milhões de veículos quer presencialmente pela GNR e pela PSP, quer através de controlo por radar Rui Gaudêncio
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As autoridades de segurança rodoviária registaram 5499 acidentes nas estradas portuguesas durante o período de Natal e Ano Novo, que provocaram 25 mortos e 115 feridos graves, menos acidentes mas mais cinco mortos e oito feridos graves do que no ano anterior.

Entre 18 de Dezembro de 2024 e 2 de Janeiro de 2025, foram registados menos 502 acidentes do que no período homólogo anterior, mas as vítimas mortais foram mais cinco, os feridos graves mais oito e os feridos ligeiros (1.692) mais 13, anunciaram esta sexta-feira a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR, em comunicado conjunto para fazer o balanço da campanha de segurança rodoviária "O melhor presente é estar presente".

De acordo com os dados agora divulgados, face ao período homólogo de 2023/2024, a sinistralidade rodoviária teve um aumento de 25% no número de vítimas mortais, de 7,5% no número de feridos graves e de 0,8% no número de feridos ligeiros, mas teve uma diminuição de 8,4% no número de acidentes.

As 25 vítimas mortais resultaram de acidentes nos distritos de Aveiro (dois mortos), Beja (um morto), Braga (dois mortos), Castelo Branco (um morto), Faro (três mortos), Guarda (um morto), Leiria (três mortos), Lisboa (seis mortos), Porto (um morto), Santarém (dois mortos), Setúbal (dois mortos) e Viseu (um morto).

Nos restantes seis distritos do continente - Bragança, Coimbra, Évora, Portalegre, Viana do Castelo e Vila Real - bem como nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, "o objectivo de zero mortos nas estradas portuguesas foi atingido", refere o comunicado.

Nos acidentes com vítimas mortais predominaram os despistes, que envolveram oito veículos ligeiros, sete motociclos, um quadriciclo e um veículo agrícola.

Houve ainda seis colisões, que envolveram nove veículos ligeiros, dois motociclos e dois velocípedes, assim como três atropelamentos, que envolveram igual número de veículos ligeiros e que originaram três mortos.

Das 25 vítimas mortais, 21 eram do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com idades entre os 19 e 76 anos, referem os dados.

Excesso de velocidade e álcool ao volante

Durante o Natal e o Ano Novo as autoridades fiscalizaram nas estradas portuguesas 12,1 milhões de veículos, mais 6,3% face a 2023, e registaram 65.795 infracções, havendo 894 detenções por crime de excesso de álcool.

Os 12,1 milhões de veículos foram fiscalizados quer presencialmente pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP), quer através de controlo por radar, pela GNR, pela PSP e pela ANSR, o que representou um aumento de 6,3% face ao período homólogo, em que foram fiscalizados 11,4 milhões de veículos.

Relativamente à velocidade, foram fiscalizados 11,9 milhões de veículos, dos quais 10,2 milhões (85,8% do total) pelo SINCRO - Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR. Dos veículos fiscalizados por radar de velocidade, 37,8 mil circulavam com excesso de velocidade.

No que diz respeito à condução sob efeito de álcool, foram submetidos ao teste de pesquisa 138 mil condutores, tendo 1.790 apresentado uma taxa de alcoolemia superior à máxima permitida, do que resultou um total de 894 detenções (taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2g/l, o que configura crime) e 896 contraordenações rodoviárias (com taxa de álcool no sangue abaixo de 1,2 g/l).

O excesso de velocidade está no topo das infracções, com 37.844 registos, seguindo-se o álcool com 1.790, a falta de carta de condução (363), a falta de seguro obrigatório (1.099), a falta de Inspecção Periódica Obrigatória (3.322), a condução com telemóvel (635), a falta de cinto de segurança ou sistemas de retenção e 19.976 outras não especificadas.