Em Ílhavo, a Horta da Vizinha vai promover a arte de cultivar a terra e a partilha

O primeiro evento da Horta da Vizinha, rede de interajuda agrícola, é no dia 11: há troca de conhecimentos sobre a poda e as hortas.

Foto
"A Horta da vizinha é uma rede de proximidade que liga hortelões, pequenos agricultores e voluntários" Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
01:31

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Horta da Vizinha é o nome dado a uma rede de interajuda no município de Ílhavo, que vai ter o seu primeiro evento dia 11, com troca de conhecimentos sobre poda.

A Horta da Vizinha é um dos projectos que emergiu do Laboratório de Cidadania pela Proximidade Urbana, criado em parceria com a Universidade de Aveiro, no âmbito do projecto europeu "Urban Imprint".

No próximo dia 11, pelas 10h, terá lugar, em Ílhavo, o primeiro evento organizado pela rede, que incluirá um "workshop" de poda e um evento de valorização de uma horta.

"O nosso objectivo é valorizar a produção local e tornar a alimentação mais acessível e saudável, reduzindo a distância entre a terra e o prato", afirma José Carlos Mota, professor na Universidade de Aveiro.

De acordo com aquele docente, envolvido no projecto, "através de uma dinâmica de rotatividade, os membros da rede podem ajudar-se mutuamente, criando um ambiente de colaboração e partilha".

"A Horta da vizinha é uma rede de proximidade que liga hortelões, pequenos agricultores e voluntários interessados em aprender sobre agricultura e trabalhar na terra por forma a valorizar as hortas tornando-as mais produtivas", define.

Uma característica que os promotores pretendem que venha a acompanhar os vários eventos da rede é o convívio entre os participantes, fomentando laços de amizade.

"Junte-se a nós e aproveite os benefícios de cultivar a terra, trocar alimentos frescos e fazer novos amigos, com direito a uma almoçarada no final de cada jornada de trabalho", desafia a rede.

Mais informações na página de Facebook ou Instagram da Horta da Vizinha.