Joe Biden veta compra da U.S. Steel por japoneses, por “segurança nacional”

Vetos de Washington por razões de segurança são raros e nunca visaram empresas de países aliados. Biden cumpre palavra de campanha, a 17 dias de deixar a Presidência. Empresas recorrem para a justiça.

Foto
Uma das muitas fábricas da US Steel nos EUA, neste caso no estado de Indiana. O grupo está muito longe dos tempos áureos Vincent Alban / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
07:09

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A 17 dias de deixar a Casa Branca e a Presidência dos EUA, Joe Biden vetou a aquisição de uma empresa de aço, a US Steel, pela japonesa Nippon Steel, que tinha oferecido um prémio de 40% aos accionistas pela compra, a manutenção do nome da empresa e da sede em Pittsburgh, pagando 14.100 milhões de dólares (cerca de 13,66 mil milhões de euros ao câmbio actual) pelo controlo de uma empresa em situação difícil.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.