On Falling, de Laura Carreira, na corrida para os BAFTA

Segundo a lista de candidatos às nomeações, divulgada esta sexta-feira pela Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão, o filme foi seleccionado para a categoria de Primeiras Obras.

Foto
Joana Santos em On Falling
Ouça este artigo
00:00
02:12

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

On Falling, da realizadora portuguesa Laura Carreira, está na lista de candidatos a uma nomeação para os BAFTA, os prémios britânicos de cinema, anunciou esta sexta-feira a organização. Foi seleccionado para a categoria de Primeiras Obras.

É de facto a primeira longa-metragem da realizadora portuguesa nascida no Porto há 30 anos que vive e trabalha há mais de uma década na Escócia, e que é autora ainda das curtas-metragens R​ed Hill (2018) e The Shift (2020), apresentada em 2020 na competição Horizontes do Festival de Veneza.

On Falling teve produção luso-britânica pela Bro Cinema e pela Sixteen Films, de que Ken Loach é sócio, e é um filme bem na tradição do cinema social britânico, explorando questões, que interessam à realizadora, sobre precariedade laboral e solidão, tendo já feito o circuito de vários festivais internacionais. A estreia comercial em Portugal acontecerá a 27 de Março.

Em 2024, Laura Carreira venceu um prémio de realização no festival de San Sebastián (Espanha) com este filme que também foi premiado no Festival de Cinema de Londres. A actriz Joana Santos foi distinguida na Grécia pela sua interpretação da personagem de Aurora, uma portuguesa emigrada na Escócia que tem um emprego precário e profundamente desumanizado num armazém e que enfrenta dificuldades em subsistir e em socializar, numa casa partilhada com outros imigrantes.

Foto
O brasileiro Ainda Estou Aqui: outro filme em língua portuguesa candidato às nomeações dos BAFTA

O filme brasileiro Ainda estou aqui, de Walter Salles, está também na corrida aos BAFTA, na categoria de melhor filme em língua não inglesa.

Emilia Pérez, o thriller musical do francês Jacques Audiard já premiado em Cannes, vencedor dos Prémios Europeus de Cinema e um dos favoritos aos Globos de Ouro e aos Óscares, é o campeão na corrida às nomeações aos prémios da academia britânica: surge na lista agora divulgada em 15 categorias, nomeadamente Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Actriz Principal e Melhor Actriz Secundária. Segue-se-lhe, com possíveis nomeações em 14 categorias, Conclave, de Edward Berger, a seu modo também um thriller, conspirativo, ambientado no Vaticano e protagonizado por Ralph Fiennes.

Os BAFTA são atribuídos pela Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão, as nomeações são anunciadas a 15 de Janeiro e a cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 16 de Fevereiro em Londres.