Depois de muita ansiedade, afinal o mercado do cinema em Portugal superou-se em 2024
Idas ao cinema e receitas terão subido no ano agora findo, com um total de cerca de 13,6 milhões de pessoas nas salas. A fórmula não mudou, similar em todo o mundo: animação, super-heróis e sequelas.
É quase justiça poética que um filme sobre a adolescência e a ansiedade tenha vindo salvar o ano cinematográfico nacional numa altura em que se batia no fundo – Divertida-mente 2 estreou-se a 13 de Junho, depois de o mês de Maio se ter consagrado como o pior da década (fora a pandemia) em Portugal. E depois vieram os super-heróis e mais filmes de animação para consolidar o resgate dos maus resultados do início de 2024. O ano terminaria com um total de cerca de 13,6 milhões de espectadores nos cinemas portugueses, a que correspondem receitas de bilheteira próximas dos 73,3 milhões de euros, num caso como noutro registando-se subidas em relação a 2023.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.