Ganhar na responsabilidade social
A Kaizen Gaming está a transformar comunidades por todo o mundo através do The Collective, um programa inovador de voluntariado interno. Fazer a diferença com as próprias mãos é o objectivo.
Numa altura em que nos preocupamos cada vez mais com o comportamento das empresas na sua acção enquanto membros da sociedade, a responsabilidade social passou a estar no centro da estratégia das maiores empresas a nível global. A Kaizen Gaming não quis deixar este trabalho para terceiros e decidiu dar a oportunidade aos seus colaboradores de fazerem a diferença pelas suas próprias mãos.
Para isso criou o The Collective, um programa inovador de voluntariado a nível mundial. Como uma das empresas de GameTech com maior sucesso nos últimos anos, a empresa integrou a sua responsabilidade social com todos os seus outros valores - que defendem a capacidade de inovar, o trabalho em equipa e a inclusão.
Lançado em Novembro, o The Collective mobilizou mais de 200 trabalhadores num total de seis países e seis cidades, mostrando como um esforço conjunto pode trazer uma diferença efectiva na vida de várias comunidades. Esta iniciativa já provocou mudanças directas em vários projectos, provando que é possível combater necessidades locais enquadradas numa óptica global de um desenvolvimento sustentável para todos.
Mudar vidas um pouco por todo o mundo
De Atenas a São Paulo, os primeiros projectos do The Collective são a prova viva do esforço da Kaizen Gaming em criar um impacto positivo no mundo. Alguns dos destaques incluem:
- Lisboa: Em Portugal, os voluntários trabalharam com a Comunidade Vida e Paz na renovação total de um consultório médico e de quartos destinados aos pacientes.
- Atenas: Em parceria com a premiada ONG Organization Earth, na Grécia, os voluntários prepararam mais de 400 refeições para grupos vulneráveis e participaram em vários workshops criativos sobre os “17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.
- Thessaloniki: Também na Grécia, os voluntários, em conjunto com a ONG iSea, recolheram mais de 70kg de lixo e resíduos presentes nas praias, com a supervisão de vários especialistas que trabalham no combate da poluição marinha e zelam por espécies protegidas.
- São Paulo: No Brasil, com a ONG Cidades Sem Fome, a equipa abriu mais de 300 metros de canais de drenagem para proteger as colheitas e preparar mais de duas toneladas de solo para a criação de uma nova horta escolar.
- Sofia: Com as ONG Time Heroes e Vitosha Mountain National Park, a Kaizen Gaming renovou diversos bancos, uma ponte e preparou outras duas pontes para substituição, criando um ambiente mais acolhedor para visitantes.
- Bucareste: Em parceria com a ANAID Association e a Pro Vobis, foram apoiadas populações vulneráveis através da doação de mais de 200 refeições quentes para pessoas em situação de sem abrigo.
Uma visão de futuro
Ioanna Kozadinou, a responsável pela área de responsabilidade corporativa da Kaizen Gaming, destacou o potencial transformador do The Collective. “Este programa dedica-se a gerar um impacto social significativo, enquanto fortalece a cultura de envolvimento e propósito que define a essência da nossa organização”, refere, com o nome do projecto a abordar directamente os valores da própria Kaizen Gaming e que todos os colaboradores sentem.
A Kaizen Gaming definiu uma visão inovadora para a sua responsabilidade social, com a aspiração de alargar este voluntariado a muito mais ONGs e países a nível mundial. Com este posicionamento, a empresa acredita no seu papel de continuar a redefinir a actuação das GameTech mundiais na abordagem dos diversos problemas sociais globais - e que todos, de empresas a individuais, temos responsabilidade em tomar uma acção. Muito para além do virtual, as atitudes no mundo real podem ter um impacto extraordinário