Estamos na cauda da Europa em literacia. O que fazer?

A OCDE colocou Portugal entre os países onde os adultos têm mais dificuldade na compreensão de textos e na elaboração de cálculos básicos. O PÚBLICO pediu a cinco especialistas que apontem soluções.

Foto
Os níveis de literacia e capacidade de resolver problemas melhoram quando se olha para os grupos etários mais jovens Nelson Garrido (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
12:33

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Perceber uma taxa ou um rácio? Ler e compreender um texto longo e com muita informação? Estas são competências que mais de 40% dos portugueses entre os 15 e os 65 anos não têm. O Inquérito às Competências dos Adultos, da OCDE, publicado a 10 de Dezembro, é uma má notícia para Portugal e surpreendeu pela negativa. Naquela que foi uma estreia nesta grande avaliação a mais de 30 países, Portugal está no fim da tabela — pior só o Chile. E, na Europa, os portugueses são os que têm mais dificuldades. Por isso, lançamos o debate: é preciso um plano urgente? O que fazer? Colocámos a mesma questão a um grupo de especialistas em Educação, alguns dos quais ex-ministros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 124 comentários