Vídeo
Pierre Aderne reflete sobre o ano-novo: tradição e recomeço de mãos dadas
O cantor e compositor Pierre Aderne fala sobre rituais, cultura lusófona e a força das conexões que tornam o ano novo um momento especial de reflexão e união.
O cantor e compositor Pierre Aderne compartilha reflexões sobre o ano-novo em Portugal, comparando com suas experiências no Brasil e em outros países. Ele destaca a importância das tradições, como passar o Réveillon descalço e de branco, um costume que mantém como forma de conexão com a terra e as raízes culturais. Pierre também comenta sobre a diferença entre o caloroso espírito das festas brasileiras e a introspecção típica do inverno português.
Pierre lembra sua primeira celebração de ano-novo em Birmingham, na Inglaterra, aos 15 anos, marcada pela saudade do Brasil e pelo choque cultural. Apesar de desafios como esse, ele destaca a beleza do momento de recomeço que a passagem de ano proporciona. "É uma oportunidade de repensar, de estar próximo, de buscar mais generosidade em um mundo tão individualista," diz.
O cantor fala sobre suas conexões musicais com Lisboa e sua recente reaproximação com a capoeira, tradição brasileira que está transmitindo ao filho em solo português. Para ele, a capital portuguesa é um ponto de encontro da lusofonia, onde influências culturais e musicais de países de língua portuguesa se misturam. Pierre se diz esperançoso com o ano que está por vir e acredita que ações coletivas ajudam a superar os desafios sociais e culturais, tanto em Portugal quanto no mundo.