Presidente da Protecção Civil vai deixar o cargo e será substituído por José Manuel Moura

José Manuel Moura, que desempenhou o cargo de comandante Operacional Nacional da Protecção Civil entre 2012 e 2016, vai suceder ao general José Duarte da Costa.

Foto
José Manuel Moura com António Costa, ex primeiro-ministro Miguel Manso (Arquivo)
Ouça este artigo
00:00
01:25

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O actual presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), José Duarte da Costa, vai deixar o cargo e será substituído por José Manuel Moura, que desempenhou o cargo de comandante Operacional Nacional da Protecção Civil entre 2012 e 2016. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Diário de Notícias (DN), que dá conta que o general José Duarte da Costa vai integrar a equipa de suporte à candidatura de Portugal a membro não-permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), como conselheiro para a Protecção Civil e Catástrofes junto da embaixada portuguesa nas Nações Unidas.

Duarte da Costa cumpriu um dos três anos da sua segunda comissão de serviço ​até ao momento e deverá partir para Nova Iorque no início de 2025. Tomou posse em Novembro de 2020, nomeado pelo então ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Segundo o DN, que cita uma "fonte governamental", a decisão vai ser anunciada ainda esta segunda-feira, assim como o nome do novo presidente, José Manuel Moura.

Trata-se da primeira vez, em 18 anos, que a ANEPC volta a ter um civil na liderança, depois do sociólogo Manuel João Ribeiro ter liderado este serviço. Além de ter desempenhado o cargo de comandante Operacional Nacional, o novo presidente do organismo é também um perito internacional certificado pelo Mecanismo Europeu de Protecção Civil e pelas Nações Unidas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários