Morte Odair Moniz. PSP faz duas detenções relacionadas com distúrbios na Grande Lisboa

Operação CACAIS na Cova da Moura e Zambujal investigou crimes ligados aos tumultos na Área Metropolitana de Lisboa. PSP levou oito pessoas para a esquadra, quatro implicadas nas desordens.

Foto
Os tumultos ocorridos me finais de Outubro na Área Metropolitana de Lisboa seguiram-se à morte do cidadão cabo-verdiano Odair Moniz Nuno Ferreira Santos

Depois de uma operação da Polícia de Segurança Pública (PSP) nos bairros Alto da Cova da Moura e Zambujal, na Amadora, relacionada com inquéritos que investigam crimes ligados aos tumultos ocorridos em Outubro na Área Metropolitana de Lisboa, esta força de segurança fez duas detenções directamente ligadas a estes crimes.

Segundo fonte do Comando da Divisão Policial da Amadora disse ao PÚBLICO, esta quinta-feira foram levados para a esquadra oito suspeitos; destes oito, quatro estão relacionados com os tumultos que se seguiram à morte de Odair Moniz por um agente da PSP na Cova da Moura e dois ficaram detidos porque foram apanhados com armas de fogo. A PSP efectuou no total 12 buscas, e refere que durante o dia de hoje ainda poderão ser feitas mais detenções. Foram apreendidas três armas de fogo, centenas de munições e, segundo a PSP, roupas com que os suspeitos terão praticado os crimes.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP explica que a Operação CACAIS - em homenagem ao motorista da Carris que ficou fortemente ferido e em risco de vida, Tiago Cacais - tinha como objectivo o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão domiciliária para recolher provas para diversos inquéritos criminais, seis dos quais relacionados com os tumultos ocorridos em Outubro.

A PSP acrescentou que, entre os crimes em investigação, estão fogo posto/incêndio, motim, tráfico de droga, posse de arma e dano em viatura policial. Estiveram envolvidos nesta operação policial cerca de 100 polícias, de diversas valências e divisões policiais do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Os tumultos ocorridos em finais de Outubro na Área Metropolitana de Lisboa seguiram-se à morte do cidadão cabo-verdiano Odair Moniz, morador no Bairro do Zambujal, na Amadora, que foi baleado por um agente da PSP, na madrugada de 21 de Outubro no Bairro da Cova da Moura (Amadora).

Entretanto, o director da Polícia Judiciária, Luís Neves, disse que o fim do inquérito à morte de Odair Moniz, baleado por um agente da PSP na Cova da Moura, está para breve.