Autárquicas: Distrital do PS aprova 12 candidatos no distrito do Porto

Além de Manuel Pizarro para a Câmara do Porto, foram validados mais 11 nomes. Os candidatos para os restantes seis concelhos do distrito devem ser conhecidos no início do ano.

Foto
Manuel Pizarro será, pela terceira vez, o candidato do PS à Câmara do Porto Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
02:26

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Federação Distrital do Porto do PS ratificou, esta terça-feira à noite, o nome de Manuel Pizarro como candidato à Câmara Municipal do Porto para as eleições autárquicas de 2025. O ex-ministro da Saúde já tinha sido eleito como candidato pela concelhia do PS no início de Dezembro.

Uma das bandeiras do candidato será o regresso daquele município à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), liderada actualmente pela socialista Luísa Salgueiro, adiantou o presidente da Federação Distrital do Porto do PS, Nuno Araújo, ao Observador. “Nós somos maioritários do ponto de vista autárquico do país e queremos continuar a ser e para isso nós temos de ter mais câmaras do que o PSD. O Porto, espero eu, vai dar essa maioria no país”, afirmou.

A Câmara do Porto abandonou a ANMP em Maio de 2022, com o independente Rui Moreira em profunda discordância pela forma como o Governo estava a conduzir o processo de transferência de competências para as autarquias.

Além de Manuel Pizarro, foram ainda validados, após propostos pelas respectivas concelhias, os nomes de João Paulo Correia à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Américo Paulo Ribeiro a Amarante, Paulo Pereira a Baião, Luís Filipe Araújo a Gondomar, José Manuel Ribeiro (actual autarca de Valongo a terminar o mandato) à Maia e Cristina Vieira ao Marco de Canaveses.

A somar a estes nomes, a distrital confirmou Paulo Araújo Correia à autarquia de Penafiel, João Trocado Costa à Póvoa de Varzim, Alberto Costa a Santo Tirso, Amadeu Dias à Trofa e Paulo Esteves Ferreira a Valongo. No início de 2025, serão ratificados os candidatos às restantes câmaras municipais do distrito: Paredes, Lousada, Matosinhos, Felgueiras, Paços de Ferreira e Vila do Conde, sublinhou.

"A decisão representa a confiança e unidade do PS em torno de um projecto coeso para o distrito do Porto na escolha dos homens e mulheres mais preparados para continuar a trabalhar em prol dos cidadãos", sublinha a Federação.

O PS/Porto compromete-se em apresentar "projectos sólidos e candidatos comprometidos, capazes de responder às aspirações e vencer os principais desafios dos respectivos territórios".

As eleições autárquicas deverão decorrer entre Setembro e Outubro de 2025.

Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).