António Costa estreia-se como anfitrião dos líderes da UE em cimeira com os Balcãs
Um dia antes de dirigir a primeira reunião do Conselho Europeu, Costa quer destacar a importância geoestratégica do alargamento da UE, no contexto da guerra e ataques híbridos lançados pela Rússia.
António Costa faz, esta quarta-feira, a sua estreia como o anfitrião das cimeiras de líderes da União Europeia. O presidente do Conselho Europeu vai receber os chefes de Estado e governo dos países dos Balcãs Ocidentais para aquela que será a quinta cimeira anual com os parceiros da UE, dedicada à cooperação e ao reforço da ligação com uma região estratégica que também é “disputada” pela Rússia. Um debate que prosseguirá na quinta-feira, na reunião do Conselho Europeu, em que o foco estará no apoio dos 27 à Ucrânia – com o Presidente do país, Volodymyr Zelensky, a marcar presença no início dos trabalhos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.