O conflito em Gaza ameaça a festa dos 75 anos do Festival de Berlim
Tricia Tutlle, a nova directora do festival, receia que o encarniçamento do debate sobre Israel e a ostracização das manifestações de simpatia para com a causa palestiniana possam afastar cineastas.
O festival de cinema de Berlim comemora em 2025 o seu 75.º aniversário, mas ainda a edição não está fechada e já a sua nova directora, a americana Tricia Tuttle, veio a público manifestar-se preocupada com o encarniçamento do clima cultural na Alemanha. Depois da controvérsia que rodeou a cerimónia de prémios da última edição, e dos múltiplos cancelamentos de exposições e programas artísticos por todo o país devido a tomadas de posição vistas como pró-palestinianas quanto à intervenção militar de Israel na Faixa de Gaza, Tricia Tuttle veio a público comentar que muitos cineastas estão a hesitar participar no festival, que decorrerá de 13 a 23 de Fevereiro.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.