Público Brasil Histórias e notícias para a comunidade brasileira que vive ou quer viver em Portugal.
Cascais e a mineira Contagem selam parceria para troca de conhecimento e inovação
Cidades portuguesa e brasileira tornam-se “irmãs”. Acordo permitirá estímulo ao desenvolvimento econômico e adoção de práticas ambientais mais sustentáveis. Parceria será assinada na terça-feira, 17.
Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.
A portuguesa Cascais e a mineira Contagem vão selar parceria, como cidades irmãs, na próxima terça-feira (17/12), no âmbito do EuroAmericas Fórum, que será realizado na Nova SBE, em Carcavelos.
A parceria está centrada na cooperação em áreas como empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, com partilha de conhecimentos e de boas práticas.
O acordo prevê, entre outras medidas, mediação institucional para o desenvolvimento econômico, fortalecimento da interação entre empresas dos dois municípios, intercâmbio acadêmico e adoção de instrumentos para descarbonização e transição energética.
Com mais de 600 mil habitantes e 300 anos de história, Contagem fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A base da economia local é a indústria, com destaque para o setor automobilístico.
Outro município brasileiro — Campinas, em São Paulo — tem a mesma parceria com Cascais. No total, o município português tem 21 cidades consideradas irmãs, entre elas, Miami, nos Estados Unidos, e Sal, em Cabo Verde.
Refúgio de brasileiros
Nos últimos anos, Cascais se transformou em refúgio de brasileiros endinheirados, sobretudo, cariocas, atraídos pela qualidade de vida, com segurança, praias, comércio forte, diversão e proximidade com Lisboa.
A prefeitura de Cascais estima que vivam hoje na cidade cerca de 15 mil brasileiros, quase 8% da população local, além de 5 mil luso-brasileiros. São empresários e profissionais liberais, em maioria, segundo o prefeito, Carlos Carreiras.
A cidade portuguesa também tem recebido muitos norte-americanos, que tem encontrado em Portugal uma vida mais tranquila, longe da polarização política que divide os Estados Unidos. Há, ainda, uma grande comunidade de ingleses na região.