Na Cultura, há um antes e um depois de Aveiro 2024

Autarquia e agentes culturais fazem balanço positivo da primeira Capital Portuguesa da Cultura. Programação encerra no próximo dia 29, com um grande espectáculo de rua pela companhia Theater Titanick.

Foto
Aveiro foi Capital Portuguesa da Cultura em 2024. Programação encerra a 29 de Dezembro, passando testemunho a Braga Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
07:36

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Foi em clima de festa que Aveiro iniciou o seu mandato de Capital Portuguesa da Cultura e será também com uma grande comemoração que passará o testemunho à cidade de Braga. A companhia alemã Theater Titanick, reconhecida pela sua grande maquinaria cénica, vai percorrer as ruas da cidade da ria no dia 29, a partir das 18h00 e dar por terminada a programação de Aveiro 2024. Para trás fica um ano repleto em eventos culturais, alguns deles encomendados pela própria Capital Portuguesa da Cultura, e que deixa também na cidade duas novas obras de arte pública – uma do arquitecto e primeiro Pritzker português Álvaro Siza, outra do escultor Rui Chafes. É tempo de balanços, ainda que provisórios, e de olhar para 2025 com a perspectiva de que nada será como antes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.