Miguel Cardoso é o novo treinador do Mamelodi Sundowns
Campeão sul-africano disputa o Mundial de Clubes de 2025 nos Estados Unidos.
O Mamelodi Sundowns, campeão sul-africano que disputará o Mundial de Clubes do próximo ano, nos Estados Unidos, anunciou esta terça-feira o português Miguel Cardoso como novo treinador da equipa.
Miguel Cardoso sucede a Manqoba Mngqithi, tornando-se o terceiro técnico a assumir, nos últimos seis meses, o comando do clube de Pretória, propriedade da família do presidente da Confederação Africana de Futebol, Patrice Motsepe.
Miguel Cardoso, de 52 anos, treinou o Rio Ave, o Nantes (França), o Celta de Vigo (Espanha) e o AEK de Atenas (Grécia). Na época passada, o técnico português levou os tunisinos do Esperance à final da Liga dos Campeões Africanos, mas, após um mau início de época, foi despedido em Outubro.
A saída de Mngqithi acontece depois de o Sundowns ter empatado os dois primeiros jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões desta época e de ter sofrido uma derrota surpreendente na final da Taça da Liga Sul-Africana, no mês passado.
Em Julho, Manqoba Mngqithi substituíra Rulani Mokwena, que foi demitido apesar de ter ganhado o campeonato com uma margem recorde de 23 pontos.
No Mundial de Clubes, em Junho de 2025, o Sundowns disputará o Grupo F, com Borussia Dortmund, Fluminense e Ulsan HD (Coreia do Sul).
Miguel Cardoso poderá, assim, aumentar o lote de treinadores portugueses presentes no Mundial, juntando-se a Jorge Jesus, Abel Ferreira, Artur Jorge, Leonardo Jardim, Bruno Lage e Vítor Bruno, que, actualmente, treinam clubes que estarão presentes na competição.