Google anuncia Willow: mais uma meta no longo caminho até aos computadores quânticos

O novo chip Willow ainda é apenas experimental – a corrida ao computador quântico mantém-se. A eficácia na correcção dos muitos erros criados pela computação quântica é um feito prometedor.

Foto
O chip Willow ao centro, protegido por um "candeeiro" que permite manter o processador a temperaturas extremamente baixas e estáveis Google Quantum AI
Ouça este artigo
00:00
08:59

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Ainda não temos computadores quânticos, mas a cada anúncio reforça-se a sensação de que essa antiga ambição está cada vez mais próxima. Esta segunda-feira, a Google Quantum AI (o departamento quântico da Google) anunciou um novo chip quântico, o Willow, cujos resultados elevam a fasquia na investigação e criação dos futuros computadores quânticos – alvos de uma corrida entre empresas e países de todo o mundo por esta tecnologia revolucionária.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários