Um tesouro com mil anos encontrado no lixo
Um operário resgatou pilhas de jornais junto a um contentor do lixo e guardou-as. Mais tarde, descobriu dentro deles documentos antigos, alguns anteriores à nacionalidade. Está tudo na Torre do Tombo.
Mário Rui Ferreira não se recorda bem se foi em 2015 ou 2016. Mas lembra-se que eram perto das seis da manhã, tinha acabado de sair de casa dos pais, na Rua da Boavista, onde ia diariamente tratar da medicação de ambos, e caminhava em direcção a sua casa, um piso térreo e primeiro andar na Rua da Fé, na Figueira da Foz. O percurso fazia parte da rotina diária deste operário que trabalhava por turnos numa fábrica de plásticos em Leiria: o autocarro com trabalhadores deixava-o perto da estação ferroviária da Figueira pouco depois das cinco e ele prosseguia a pé até casa, desviando-se apenas para a breve paragem em casa dos pais.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.