Frio começa no sábado. Máximas vão descer abaixo dos 20ºC e mínimas podem ser negativas

IPMA diz que as temperaturas começarão a descer no sábado, com quebras de até seis graus. Frio intensifica-se no domingo, quando Lisboa e Leiria estarão com aviso amarelo de agitação marítima.

Foto
Até quinta-feira haverá formação de geadas nas regiões do interior Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
02:29

As temperaturas vão começar a descer no sábado, 7 de Dezembro, em Portugal continental para valores abaixo dos 20ºC, prevendo-se igualmente um aumento da intensidade do vento, disse à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, confirmando a previsão noticiada pelo PÚBLICO na passada quarta-feira.

"As descidas vão ocorrer em duas vezes. No sábado temos descidas do ordem dos quatro a seis graus, principalmente no norte e centro, e no domingo a descida é generalizada e estamos a falar de descidas a variar entre dois a cinco graus", adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ângela Lourenço, as temperaturas vão estar abaixo dos 20 graus, com diferenças entre as regiões mais a norte e as mais próximas do litoral. "Por exemplo no domingo, em Bragança vamos ter uma máxima de 10ºC e uma mínima de 4ºC, na Guarda uma máxima de 7ºC e a mínima 1ºC e em Faro uma máxima de 17ºC", disse.

Segundo Ângela Lourenço, está previsto para esta sexta-feira, 6 de Dezembro, em Portugal continental neblina ou nevoeiro em algumas regiões e deverá ocorrer precipitação essencialmente no Minho e Douro Litoral. "Amanhã [sábado] vamos ter a passagem de uma superfície frontal fria à noite e, a seguir à passagem da superfície frontal fria, vamos ter aumento da intensidade do vento e descida da temperatura. O ar será mais frio e as temperaturas vão começar a descer", indicou.

As temperaturas deverão manter-se baixas pelo menos até quarta-feira. "Talvez na quinta-feira possa ocorrer uma ligeira subida ou estabilizar os valores das temperaturas. Em relação à precipitação, no sábado poderá ocorrer a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e nos restantes dias até dia 11 não deverá chover. A partir de dia 12 [quinta-feira] há alguma incerteza associada à posição de uma depressão que poderá vir a afectar-nos na próxima semana", referiu.

Ângela Lourenço disse também que até quinta-feira haverá formação de geadas nas regiões do interior. "Durante o fim-de-semana vamos ter também, principalmente no domingo, um aumento da agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 4,5 metros entre o Cabo Carvoeiro e o Cabo Raso", disse.

Por causa da agitação marítima forte, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria entre a meia-noite de domingo e a meia-noite de segunda-feira. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica

Sugerir correcção
Ler 1 comentários