As falsas percepções alimentadas por verdadeiros democratas
O Presidente está de acordo com André Ventura no essencial: os políticos têm um estatuto social inferior ao dos funcionários públicos que tiveram os seus salários e carreiras repostos.
Diz-se com frequência e com razão que um dos maiores problemas do presente e das democracias é a facilidade com que as percepções se sobrepõem aos factos e a eficácia com que mitos e as mentiras prevalecem sobre a realidade. As percepções preocupam e causam dano na coesão social quando são manipuladas para criarem intencionalmente um efeito, mas preocupam ainda mais quando são partilhadas até por aqueles que são insuspeitos de as combater. Foi o que aconteceu na votação do Orçamento do Estado, com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, o Bloco, a IL e a bancada do Livre a juntarem-se ao coro da “vergonha” do Chega contra a reposição dos 5% de salários cortados aos políticos e aos gestores públicos já lá vão 14 anos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.