Professores reclamam um currículo mais exigente para inverter queda dos alunos a Matemática

Desempenho dos alunos do 8.º ano numa prova internacional de Matemática desceu 25 pontos. Professores apontam impacto da falta de docentes nestes resultados e ministro diz-se preocupado.

Foto
A aposta em trabalhos exploratórios em contraponto às aulas expositivas é outra das sugestões deixadas pelos professores Rui Gaudêncio/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
08:20

Um ensino da Matemática mais exigente (mesmo que tal implique rever o actual currículo da disciplina) e responsabilizador dos alunos. Eis uma das soluções defendidas pelos professores de Matemática para inverter o declínio nas aprendizagens dos alunos portugueses à disciplina, que as provas internacionais têm revelado, nomeadamente nas regiões do país mais carentes de professores. Do lado da tutela, o ministro da Educação diz-se preocupado com a “significativa” descida de 25 pontos dos estudantes do 8.º ano a Matemática e, lembrando que o Governo já está a avaliar os actuais currículos, defende: essa avaliação será "um instrumento importante para detectarmos falhas e onde podemos melhorar".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.