Buba Espinho celebra o cante num vídeo colectivo e duplica Coliseu a 18 de Janeiro

Para assinalar o décimo aniversário da classificação do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO (no dia 27 de Novembro de 2014), Buba Espinho gravou um videoclipe que reuniu um grande número de cantadores, unidos numa moda intitulada É tão grande o Alentejo. Nascido em Beja, em Abril de 1995, Buba Espinho aventurou-se também no fado, mas as suas raízes continuam a ser as do cante, como afirmou ao PÚBLICO por altura da sua estreia a solo com um álbum homónimo: “O Alentejo é o que me define, acima de tudo.”

E nem o segundo álbum, Voltar, lançado em 2023, veio contrariar essa premissa, agora reforçada com esta nova gravação. “Sonho com este projecto há muitos anos, talvez desde que entrei no cante alentejano”, diz Buba Espinho no texto que acompanhou o lançamento do videoclipe. “Desde o início, sempre desejei reunir a minha família, os meus amigos e os grupos corais que foram e continuam a ser as minhas maiores referências. Poder concretizar isso foi verdadeiramente especial, mas vê-los todos juntos tornou tudo ainda mais marcante: desde a criança mais nova ao senhor mais velho, todos unidos pelo cante. Foi, sem dúvida, o projecto mais feliz e especial que realizei até hoje.”

Participaram, por ordem alfabética, Bandidos do Cante, Bruno Chaveiro, Buba Espinho, Bubedanas, Cantadeiras de Essência Alentejana, Cantadores do Desassossego, Eduardo Espinho, Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel, Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias, Grupo Coral os Ganhões de Castro Verde, Grupo Coral do Sindicato da Indústria Mineira de Aljustrel, Grupo Coral Os Vindimadores da Vidigueira, Grupo Coral Voz Activa de Santana, Hugo Bentes, Inês Gonçalves, João Guerreiro, Jorge Cruz, Jorge São Pedro, Luis Espinho, Luís Trigacheiro, Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, Martim Helena, Miguel Costa, Miguel Pão Mole, Os Moços da Aldêa, Pedro Guerra, Rubén Lameira, Rubén Ramos e Simão Diogo.

Entretanto, esgotados já os bilhetes para o anunciado concerto de Buba Espinho, dia 18 de Janeiro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, às 21h30, foi marcado um concerto extra para o mesmo dia e sala, mas às 18h. Como convidados especiais, estarão António Zambujo, D.A.M.A., Luís Trigacheiro, Bandidos do Cante, Os Bubedanas e o Grupo Coral Infantil de Ourique.