Bactéria legionella fecha piscina municipal coberta de Borba

Foi detectada a bactéria legionella num lavatório dos balneários da piscina municipal de Borba, Évora. Instalações fechadas a partir de terça-feira.

Foto
Colónias de legionella em laboratório © Pascal Rossignol / Reuters
Ouça este artigo
00:00
01:08

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A piscina municipal coberta de Borba, no distrito de Évora, vai estar encerrada temporariamente a partir de terça-feira, por ter sido detectada a bactéria legionella num lavatório de um dos balneários, revelou esta segunda-feira a câmara municipal.

Apesar de a situação "não condicionar a utilização da piscina", a autarquia entendeu que deve "privilegiar a segurança de todos".

"Estão, neste momento, a ser providenciadas todas as diligências no sentido de resolver a situação com a maior brevidade possível", indicou a câmara na sua página do Facebook.

Na publicação, o município "agradece a compreensão de todos", nomeadamente aos que habitualmente escolhem a piscina de Borba para realizar as suas actividades de natação.

A bactéria legionella é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

Podendo ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada, a infecção, apesar de grave, tem tratamento efectivo.