Não Digas Nada mas esta série sobre os “Troubles” irlandeses é mesmo boa

A produção da Disney+ está ao nível dos melhores filmes feitos sobre o conflito entre o IRA e a monarquia britânica? Está pelo menos, e seguramente, ao nível da melhor televisão feita este ano.

Foto
Lola Petticrew interpreta Dolours, uma das irmãs Price Rob Youngson/FX
Ouça este artigo
00:00
04:45

Gerry Adams nega ter feito parte do IRA (Exército Republicano Irlandês, na designação em português) e ter tido qualquer papel no homicídio dos "Desaparecidos". Se cada episódio de Não Digas Nada termina assim, com um cartão de ilibação de responsabilidades, por que não começar este texto assim? Por que não falar um pouco do líder do Sinn Féin que conseguiu assinar os acordos de paz de 1998 mas que deixou para trás a dúvida sobre o seu papel na organização considerada terrorista que marcou a época de violência sectária na Irlanda do Norte conhecida como "The Troubles"? Porque é preciso espaço para falar dos outros. Das irmãs Dolours e Marian Price, e de Brendan “Sombrio” Hughes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.