Portugal vendeu cara a segunda derrota no Europeu de andebol

Selecção feminina discutiu jogo com a Polónia até ao fim, perdendo por um golo de diferença. Embate com França marca despedida do torneio.

Foto
Portugal sofreu a sua segunda derrota no Europeu DR
Ouça este artigo
00:00
02:12

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Portugal já subiu uns patamares, mas ainda não transformou essa progressão em pontos no Campeonato da Europa feminino de andebol. Neste sábado, em Basileia, na 2.ª jornada do Grupo C, a selecção nacional discutiu o resultado até aos instantes finais, mas somou mesmo a segunda derrota no torneio, às mãos da Polónia, por 22-21.

Depois do desaire com a Espanha no primeiro jogo desta fase de grupos, a selecção nacional voltou a exibir-se a bom nível e esteve na luta pelo resultado até ao fim. Sob orientação de José António Silva, Portugal não entrou da melhor forma e nunca conseguiu estar na frente do marcador, embora também nunca tenha permitido que as polacas alargassem muito a vantagem.

O desnível mais acentuado registou-se por volta dos 22 minutos, quando a Polónia chegou ao 10-6. Esse foi o período em que a ansiedade das jogadoras portuguesas mais se fez notar, com erros técnicos inesperados e decisões precipitadas —ora nas transições, ora na altura de finalizar, o que acontecia quase sempre através do trabalho das pontas.

Ainda assim, a solidez defensiva demonstrada e uma grande exibição da guarda-redes Jéssica Ferreira fizeram com que a diferença ao intervalo fosse de apenas um golo (11-10), o que mantinha o jogo totalmente em aberto para o segundo tempo.

Esta margem acabou por ser o denominador comum nos segundos 30 minutos, embora Portugal tivesse conseguido igualar o marcador em diferentes momentos. Mas quando parecia que estavam reunidas as condições para a selecção nacional se colocar na frente, um passe errado ou uma perda de bola, com erros não forçados, acabavam por comprometer a liderança da partida.

Mariana Lopes, experiente lateral que joga no Békéscsabai Elore, da Hungria, foi a melhor marcadora da selecção nacional, com cinco golos, e a guarda-redes Jéssica Ferreira, sua colega de selecção e de clube, foi eleita a melhor em campo, tendo somado nove defesas.

Esta derrota deixa a selecção portuguesa de fora do “main round” deste Europeu, que se divide pela Suíça, Áustria e Hungria. Com o triunfo da França sobre a Espanha (24-22), no outro jogo do grupo, Portugal fica desde já impossibilitado de se apurar para a próxima fase.

Será por isso, sem pressão que vai fechar a participação no torneio, na segunda-feira, diante da França, uma das candidatas à conquista do título.

Sugerir correcção
Comentar