As novas USF-C vão poder excluir utentes com médico de família e de fora da sua zona geográfica
Tutela explica que só os utentes sem médico de família atribuído é que serão inscritos nos novos centros de saúde. Listas vão ser entregues pelas unidades locais de saúde, que contratam este serviço.
Os utentes que já tenham médico de família atribuído ou que não residam em zonas consideradas carenciadas deste tipo de clínicos (onde vão ser criados os novos centros de saúde geridos pelos sectores social e privado) poderão ser excluídos das listas a entregar a essas unidades de saúde familiar modelo C (USF-C) pelas unidades locais de saúde (ULS) contratantes. O esclarecimento do Ministério da Saúde, feito a pedido do PÚBLICO, chegou ao fim da manhã desta sexta-feira e dá conta de que são estes os dois critérios de exclusão das listas em apreço.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.