Fotogaleria
Macron visita catedral de Notre-Dame, restaurada cinco anos após o incêndio
Reabertura oficial da catedral está marcada para 7 de Dezembro. Macron agradeceu a todos os trabalhadores que fizeram o que parecia ser impossível.
Após cinco anos desde o incêndio que devastou a Notre-Dame, em Abril de 2019, a catedral parisiense está finalmente restaurada e recebeu, esta sexta-feira, 29 de Novembro, a visita de Emmanuel Macron. A reabertura das portas do edifício está marcada para o próximo dia 7 de Dezembro e o Presidente francês convidou vários líderes, a nível internacional, para estarem presentes.
Depois de caminhar pelo interior da catedral, Macron discursou, agradecendo a todos os doadores e aos trabalhadores que contribuíram para o restauro da catedral: "Fizeram o que pensávamos ser impossível". O chefe de Estado francês espera, assim, que a reabertura do edifício seja um "choque", assim como foi o incêndio, mas "um choque de esperança".
Segundo escreve o Le Monde, foram disponibilizados 843 milhões de euros para o restauro do edifício: 700 milhões gastos nas duas primeiras fases de restauro e os restantes 140 serão utilizados para o restauro das fachadas e coberturas da sacristia, processo que se inicia em 2025.
Texto editado por Ana Maria Henriques
Leia também: