Messi e Yamal candidatos a jogador do ano no The Best da FIFA
Além do actual jogador do Inter Miami, de 37 anos, e do jovem futebolista espanhol, de 17, estão os seis primeiros da Bola de Ouro de 2023/24, incluindo o espanhol Rodri, médio do Manchester City.
O argentino Lionel Messi, vencedor das duas últimas edições, num total de oito, e o "miúdo" Lamine Yamal, do FC Barcelona, estão entre os 11 nomeados da FIFA para melhor jogador de 2024, nos prémios The Best.
Além do actual jogador do Inter Miami, de 37 anos, e do jovem futebolista espanhol, de 17, estão os seis primeiros da Bola de Ouro de 2023/24, incluindo o espanhol Rodri, médio do Manchester City, que arrebatou o troféu do France Football.
O brasileiro Vinicius, segundo na "Bola de Ouro", o inglês Jude Bellingham, terceiro, e o espanhol Dani Carvajal, quarto, todos do Real Madrid, também estão na lista, tal como o norueguês Erling Haaland (Manchester City), quinto, e o francês Kyllian Mbappé (Paris Saint-Germain/Real Madrid), sexto.
Os outros candidatos são o alemão Toni Kroos, que jogou em 2023/24 no Real Madrid e já acabou a carreira, o uruguaio Federico Valverde (Real Madrid) e o alemão Florian Wirtz (Bayer Leverkusen).
Quanto à melhor jogadora, são 16 as candidatas, entre as quais a espanhola Aitana Bonmatí, do FC Barcelona, que ganhou o ano passado e arrebatou as duas últimas Bolas de Ouro.
A FIFA indicou também os cinco candidatos a melhor treinador de equipa masculina e oito de equipa masculina, a melhor guarda-redes (sete homens e cinco mulheres) e os concorrentes a melhor golo (prémios Puskas e Marta).
Quanto aos "onzes" do ano, ao qual concorrem 11 guarda-redes, 22 defesas, 22 médios e 22 avançados, tanto no masculino como no feminino, destaque para a presença do central Rúben Dias (Manchester City) e do avançado Cristiano Ronaldo (Al Nass).
O central argentino Otamendi, do Benfica, e o avançado sueco Gyökeres, do Sporting, que é, presentemente, o melhor marcador do ano, com 59 golos, também concorrem ao "onze" de 2024.
A FIFA avançou ainda que no site do organismo já se pode votar para os diversos prémios, incluindo para o jogador do ano, sendo que os votos dos adeptos terão o mesmo peso que o dos capitães e seleccionadores nacionais, masculinos e femininos, bem como dos representantes dos meios de comunicação social.
A votação está aberta até 10 de Dezembro.