Qualquer um pode ganhar as eleições, mas a direita deve continuar a governar a Irlanda

Fine Gael, Fianna Fáil e Sinn Féin estão praticamente empatados nas sondagens, com cerca de 20%. Má campanha do primeiro-ministro não põe em causa coligação entre os rivais históricos da direita.

Foto
Mary Lou McDonald, líder do Sinn Féin, dificilmente conseguirá evitar mais uma partilha de poder entre Micheál Martin (à esquerda) e Simon Harris (à direita), líderes dos partidos da direita Niall Carson / VIA REUTERS
Ouça este artigo
00:00
05:12

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Uma campanha eleitoral menos conseguida e alguns erros de avaliação das preocupações e do estado de espírito de determinados segmentos do eleitorado podem impedir o partido do primeiro-ministro da República Irlanda, Simon Harris, de ser o mais votado nas eleições legislativas que se realizam esta sexta-feira no país. Mas a continuidade do Fine Gael e do seu rival histórico, o Fianna Fáil, ambos de centro-direita, no Governo irlandês não parece estar em causa, tendo em conta as últimas sondagens.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.