“Temos um sistema bem montado para alertar as pessoas em caso de inundação”, garante ministra do Ambiente
Maria da Graça Carvalho passou a manhã de quarta-feira a ver o que a APA tem feito para enfrentar os efeitos das alterações climáticas e assinalou que esta é uma “área prioritária” para Portugal.
“Ninguém está preparado para uma grande catástrofe, mas podemos diminuir o impacto, prever e dar o alerta a tempo” – a frase foi dita pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, no dia que dedicou a visitar a sede da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a ver a monitorização que tem sido realizada pelas diferentes equipas da entidade. Esta foi a forma de responder a uma pergunta que muitos portugueses terão feito a propósito das recentes cheias em Valência, que causaram a morte a mais de 200 pessoas: estará Portugal preparado para inundações que já têm sido e podem ainda ser mais agravadas pelos efeitos das alterações climáticas?
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.