Saúde e clima: há que tornar “a cidade inteira num refúgio climático”

Em Coimbra, na Cidade Azul, conferência do PÚBLICO sobre ambiente e cidade, discutiram-se os refúgios climáticos, a poluição e o urbanismo: “Os problemas são realidades transversais.”

Foto
Os refúgios climáticos foram discutidos no primeiro painel Tiago Bernardo Lopes
Ouça este artigo
00:00
06:15

A adaptação urbana às alterações climáticas pode tornar as cidades, como um todo, em refúgios climáticos. Para isso, é necessário ir além da construção de refúgios e pensar em todas as necessidades dos residentes e dos turistas das cidades, cada vez mais submetidas a fenómenos extremos, 24 horas por dia. Esta foi uma das ideias fortes da Cidade Azul, a conferência anual organizada pelo PÚBLICO, que aproxima as questões ambientais ao dia-a-dia das cidades. Decorreu nesta quarta-feira em Coimbra, com o tema Clima e Saúde e o apoio da Câmara Municipal e da Universidade de Coimbra.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.