Banca ameaça com fim de taxa fixa ou mista se não puder cobrar por reembolso antecipado do crédito da casa

Em parecer enviado ao Parlamento, APB avisa que limitar comissões por reembolso antecipado de créditos pode ter efeito indesejado e levar banca a deixar de conceder empréstimos com taxa fixa ou mista.

Foto
Vítor Bento, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
05:03

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As comissões que os bancos cobram pelo reembolso antecipado dos créditos à habitação podem vir a ser permanentemente reduzidas ou, até, eliminadas, se alguma das propostas de alteração ao Orçamento do Estado (OE) para 2025 sobre este tema for aprovada. A aprovação destas propostas pode, contudo, criar outros custos para os consumidores. Num parecer enviado ao Parlamento, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) avisa que limitar ou proibir estas comissões poderá levar a banca a deixar de conceder empréstimos à habitação com taxa fixa ou mista, modalidade que, hoje, representa a larga maioria dos novos créditos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.