Doc’s Kingdom: Parar, olhar e sobretudo escutar

Seminário Doc’s Kingdom levou a Odemira uma programação centrada no som que enveredou por um caminho quase austeramente teórico, mas que soube surpreender. Destaque para o regresso a Handsworth Songs.

Foto
Handsworth Songs, filme do colectivo britânico Black Audio Film Collective DR
Ouça este artigo
00:00
06:08

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Já é longa, quase um quarto de século, a história do Doc's Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental, e não é exagero dizer que dela constam momentos efectivamente históricos, indeléveis na memória de quem a eles assistiu. Como, na edição inaugural no ano 2000, na cidade de Serpa, local de todo o período inicial de existência do seminário, aquela que foi a revelação em Portugal (e, cremos, apenas a segunda projecção pública em todo o mundo) de um objecto que ia emitir ondas de choque por todo o cinema contemporâneo, a fechar o século XX e a abrir o século XXI, o No Quarto da Vanda, de Pedro Costa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.