Governo define transmissões em sinal aberto para eventos de interesse público
Despacho publicado em “Diário da República” identifica provas nacionais e internacionais que justificam transmissão televisiva gratuita a partir de Janeiro de 2025.
Em despacho publicado em "Diário da República", o Governo português identificou os eventos desportivos considerados de interesse público que, por isso, deverão justificar a transmissão televisiva em sinal aberto a partir de Janeiro de 2025.
Os jogos de futebol das competições europeias e das selecções, bem como o Grande Prémio de Portugal de MotoGP foram assinalados como eventos relevantes, nomeadamente os encontros referentes a meias-finais e finais de competições que envolvam equipas portuguesas. Também as finais da Supertaça, da Taça de Portugal e da Taça da Liga constam desta lista.
As finais dos Campeonatos do Mundo, da Europa e da Liga das Nações deverão, igualmente, merecer transmissão em sinal aberto.
O despacho refere ainda a exibição de um jogo por jornada, ou eliminatória de competições em que participem clubes nacionais, seja na Liga dos Campeões, no Mundial de clubes, na Liga Europa ou na Liga Conferência, prática que era seguida até à última temporada.
Para além do futebol, há uma série de eventos de modalidades como o ciclismo ou os desportos motorizados que integram esta relação: Volta a Portugal em bicicleta, Rali de Portugal e Grande Prémio de Portugal em MotoGP são os exemplos mais flagrantes, para além da participação de atletas portugueses em fases finais de campeonatos do Mundo e da Europa.
Na Liga de futebol, cujos jogos não são transmitidos em sinal aberto desde a época 2012-13, poderá haver alterações. Desde logo a provocada pelo acordo estabelecido e já anunciado entre o Moreirense e a TVI, para a transmissão dos jogos dos cónegos disputados na vila vimaranense entre 2025 e 2028… ou em qualquer outro recinto em que os minhotos sejam anfitriões. Um acordo que prevê a possibilidade de despromoção da equipa, que assim manterá os direitos.