Centro de engenharia oceânica vai nascer no Porto. Terá 30 milhões de euros

Será o primeiro centro de excelência em engenharia oceânica do país, que arrancará em 2025 no Porto. Contará com 30 milhões de euros para impulsionar a engenharia oceânica e, assim, a economia azul.

Foto
Atlântico: Portugal tem a terceira maior zona económica exclusiva da Europa Instituto Schmidt para o Oceano
Ouça este artigo
00:00
10:06

Está a nascer na cidade do Porto o primeiro centro de excelência em engenharia oceânica do país, que terá um investimento que ronda os 30 milhões de euros. Chama-se InescTec.Ocean e, como se adivinha pelo nome, trata-se de um consórcio liderado pelo Inesc Tec – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência. Este novo centro de excelência destina-se a impulsionar as tecnologias de sectores emergentes do mar, como as energias renováveis offshore, e o dinheiro que o financia foi obtido no concurso Teaming for Excellence, do Horizonte Europa, programa de financiamento da investigação da União Europeia até 2027.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar