Starmer diz a Xi que quer relações “coerentes” e sem “surpresas” entre o Reino Unido e a China
Primeiro-ministro britânico e Presidente chinês reuniram-se à margem do G20 e falaram sobretudo de economia, mas Starmer diz que também conversaram sobre direitos humanos e sanções a deputados tories.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, reuniram-se nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, no Brasil, à margem da cimeira do G20, e comprometeram-se a encetar esforços para reforçar as relações bilaterais. O primeiro encontro entre os principais líderes políticos dos dois países em quase seis anos realizou-se após um dos momentos mais baixos do convívio diplomático sino-britânico, particularmente durante os governos conservadores de Boris Johnson, Liz Truss e Rishi Sunak.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.