Luzes de Natal de Lisboa acendem-se na próxima semana

A grande árvore de Natal do Terreiro do Paço inaugura a época natalícia, que arranca no dia 23 de Novembro, marcada por espectáculos como um concerto de Áurea.

Foto
Este ano, o horário de funcionamento das iluminações de Natal, localizadas em 45 pontos da capital, será alargado Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
02:01

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As iluminações natalícias da capital serão ligadas no sábado da próxima semana, 23 de Novembro. O momento será assinalado, de forma simbólica, às 18h30 no Terreiro do Paço, onde irá ganhar vida a grande árvore de Natal. Após a inauguração, haverá ainda espaço para um espectáculo de luz e som, bem como um concerto da artista Áurea.

Esta iniciativa, unindo esforços da Câmara Municipal de Lisboa e da União de Associações de Comércio e Serviços (UACS), visa encher “de brilho e cor as ruas, avenidas e praças da cidade”, lê-se numa nota de imprensa divulgada pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural em Lisboa (EGEAC).

Englobando cerca de mil estruturas luminosas e 5700 peças decorativas espalhadas por 45 locais da cidade, o investimento ronda os 750 mil euros, à semelhança do ano passado. Mas, desta vez, o horário de funcionamento será alargado, sendo as luzes ligadas todos os dias às 17h30 e nunca apagadas antes da meia-noite, e os materiais usados serão “mais sustentáveis” – como plásticos biodegradáveis, que poderão ser reciclados após a sua remoção, e lâmpadas de baixo consumo, utilizando-se a tecnologia LED, com vista à poupança energética.

O concerto de Áurea, que acompanha a inauguração das luzes, também será focado na época de Natal, apresentando-se “Christmas Movie Songs”. A cantora propõe-se, por isso, a interpretar canções natalícias de filmes emblemáticos para várias gerações – desde Sozinho em Casa e Um Conto de Natal até O Estranho Mundo de Jack, entre outros clássicos. Trata-se, segundo a mesma nota de imprensa, de “uma das vozes mais aplaudidas da música portuguesa”, sucedendo-se aos Anjos, que actuaram na cerimónia do ano passado.

Esta cerimónia marca apenas a abertura das celebrações natalícias em Lisboa. Ao longo das semanas seguintes, haverá outras celebrações, como as Festas de Natal, “com concertos em igrejas e outros espaços”, segundo a nota de imprensa da EGEAC. O programa será divulgado na próxima semana.

Sugerir correcção
Comentar