Língua azul já terá causado a morte a 50 mil animais

O número de animais mortos pela língua azul é de tal forma elevado que o Sistema de Recolha de Cadáveres Animais não tem tido capacidade. A alternativa passa por os produtores enterrarem os animais.

Foto
Além das ovelhas, o vírus da língua azul atinge também as vacas Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
04:43

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O programa do IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva, que decorre em Ourique esta quinta e sexta-feira, não incluía debater o surto de língua azul, que já afectou dezenas de milhares de ovelhas em Portugal e Espanha. Mesmo assim, não deixou de estar presente nas conversas informais entre muitos dos cerca de 350 participantes que se deslocaram a Ourique para estar presentes no congresso ibérico com o enfoque nos “Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional”, entre eles Firmino Cordeiro, director-geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.