Portugal: aguaceiros e vento forte até domingo no centro e sul

Cinco distritos do continente sob aviso amarelo por causa da chuva forte. A previsão aponta para valores de precipitação da ordem dos 10 e 20 milímetros em uma hora nas regiões do centro e sul.

Foto
O aviso amarelo de chuva para os distritos de Lisboa e Setúbal vai vigorar entre as 12h e as 18h Paulo Pimenta/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
02:41

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Cinco distritos do continente estão sob aviso amarelo esta quinta-feira devido à previsão de aguaceiros, localmente fortes, que poderão ser acompanhados por trovoadas e granizo, devido a uma depressão fria, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA adianta que, a partir desta quinta-feira, e previsivelmente até final da manhã de domingo, estão previstos aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, com queda ocasional de granizo, em particular nas regiões do centro e sul, prevendo-se um impacto mais significativo no Baixo Alentejo, Algarve, Setúbal, Lisboa e Santarém, onde podem ocorrer fenómenos extremos de vento.

De acordo com comunicado, está prevista a partir desta quinta-feira uma mudança do estado do tempo devido a "uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, que se deslocou gradualmente de nordeste para sudoeste em direcção a Portugal continental, e que se irá posicionar a norte da Madeira e a oeste do território continental nos próximos dias".

A previsão aponta para valores de precipitação da ordem dos 10 e 20 milímetros em uma hora nas regiões do centro e sul, podendo ocorrer persistência da precipitação.

Distritos com aviso amarelo

Os distritos de Faro e Beja vão estar sob aviso amarelo até às 15h desta quinta-feira e novamente na sexta-feira entre as 3h e as 21h. O aviso amarelo de chuva para os distritos de Lisboa e Setúbal vai vigorar entre as 12h e as 18h desta quinta-feira e em Santarém das 15h às 21h.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

"Salienta-se que em situações de instabilidade, existe uma variabilidade na distribuição espacial e temporal da precipitação forte, determinada em última análise por factores de escala local, não previstos pelos modelos, e que apenas poderá ser acompanhada com base na vigilância que será efectuada através dos radares meteorológicos, detectores de descargas eléctricas e imagens de satélite", indicou o IPMA.

As temperaturas mínimas esta quinta-feira no continente devem variar entre 1 grau Celsius (na Guarda) e os 11 graus Celsius (em Aveiro e Faro) e as máximas entre os 7 graus Celsius (na Guarda) e os 18 graus Celsius (em Aveiro e Faro).


O estado do tempo e clima são conceitos diferentes. O tempo previsto para estes dias corresponde ao estado instantâneo da atmosfera em Portugal, definido através de variáveis meteorológicas como a temperatura, precipitação, humidade, ou velocidade do vento. Já o clima consiste nos padrões registados ao longo de vários anos. Veja mais aqui sobre como os eventos meteorológicos no dia-a-dia podem (ou não) reflectir as alterações climáticas e como estas mudanças estão a intensificar os fenómenos meteorológicos extremos.

Sugerir correcção
Comentar