Hub para startups apoiado pela Microsoft nasce em Alvalade

AIhub é uma iniciativa da Unicorn Factory Lisboa e da CML, em colaboração com empresas como a Microsoft, que visa albergar startups. Um dos pisos será destinado à inovação com IA.

Foto
Carlos Moedas na Web summit ANTONIO PEDRO SANTOS / EPA
Ouça este artigo
00:00
02:00

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Um hub para startups, com sete andares, que nasceu de uma iniciativa da Unicorn Factory Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa, foi oficialmente inaugurado, em Alvalade, e promete ser um centro de inovação, com actividades de aceleração.

"Foi inaugurado oficialmente o AIhub, iniciativa da Unicorn Factory Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa (CML) em colaboração com a Microsoft, que lançou o AI Innovation Factory, a Google como parceiro estratégico, o Center for Responsible AI como parceiro de ecossistema, a Meo como parceiro de suporte e o Sítio como parceiro de instalação", indicou, em comunicado.

Este espaço de trabalho destinado a startups (empresas com rápido potencial de crescimento económico) está localizado em Alvalade e é dividido por sete andares contemplados por 27 escritórios privados, 30 espaços de coworking em flex desk (sem atribuição rígida de secretárias por funcionário), num total de 234 lugares.

O edifício tem um auditório para 140 pessoas e uma sala de workshops para 34.

Um dos pisos é destinado à AI Innovation Factory, um centro de inovação em Inteligência Artificial (IA), da Microsoft, em colaboração com a Accenture, a Avanade e a Unicorn Factory Lisboa.

O AIhub foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e tem por objectivo criar um centro de inovação a partir de espaços de trabalho próprios, com actividades de aceleração e incubação.

"A inovação está cada vez mais presente na vida dos lisboetas. Além do Beato e da Baixa, temos agora dois centros de inovação em Alvalade, um no Saldanha e outro em Entrecampos, todos lançados este ano. É a prova de que a Unicorn Factory Lisboa está a crescer e a funcionar como um motor da nossa economia local", afirmou, citado na mesma nota, Carlos Moedas.

Lisboa apoia, actualmente, através da Unicorn Factory, mais de 250 startups por ano, tendo recebido 70 novos hubs tecnológicos, dos quais 14 unicórnios internacionais, que anunciaram a criação de 15.000 postos de trabalho.